Conheça os 5 tipos de azeite

Eles são classificados de acordo com a acidez. Quanto menor, melhor a qualidade do óleo.

Conheça mais:

1. Composto: mais barato, é uma mistura de óleo e azeite refinado. Por isso, não apresenta o gosto característico de azeite e tem qualidade inferior. Ideal para refogar e dar um toque de sabor às saladas.

2. Extravirgem: obtido com prensagem a frio, é o mais puro e sua acidez é de, no máximo, 1% (os melhores estão entre 0,4 e 0,5%). Tem sabor acentuado e deve ser usado cru em saladas, queijos, pães ou em receitas que não necessitem ir ao fogo.

3. Puro: como é menos concentrado e apresenta apenas 1,5% de acidez, seu sabor é suave e o preço bem menor do que a versão extravirgem. Use-o em frituras, assados, refogados e para dar acabamento aos pratos.

4. Refinado: obtido pelo refinamento do azeite virgem, apresenta acidez superior a 3%. Esse processo resulta em perda de cor, gosto, aroma e textura, além de parte das vitaminas e de outros nutrientes. Por isso, costuma servir só para frituras.

5. Virgem: sua acidez pode ser de até 2%. Se comparado ao extravirgem, seu sabor é menos acentuado e um pouco mais adocicado. Perfeito para saladas, molhos e marinadas. Dica: não cozinhe o azeite virgem: despeje-o no prato só ao servir!

Como acertar na escolha

1. A cor do azeite pode variar do amarelo-ouro ao esverdeado, porém isso não interfere na qualidade do azeite. Se o produto for quase incolor, melhor não levar: é sinal de que o azeite está velho.

2. O azeite tipo italiano tem o sabor delicado e doce. Já o espanhol, tem gosto mais amargo.

3. Quanto mais antiga for à safra, menos características ela preserva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s